A contabilidade rural vem desenvolvendo-se no decorrer dos anos e muito se fala na necessidade da sua existência nestas instituições e na sua importância para a modernidade do setor agropecuário. Embora a Contabilidade Rural tenha sua utilidade, e relevância como instrumento no processo de tomada de decisão, os benefícios e vantagens por meio de sua implantação e utilização proporcionará aos gestores, práticas administrativas eficientes e eficazes com melhora significativa na lucratividade e rentabilidade. Isto visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural para o pequeno, médio e grande produtor rural, como uma ferramenta gerencial que permite, por meio da informação contábil, o planejamento e o controle para tomada de decisões, além de contribuir para o controle dos custos e comparação de resultados, por isso faz-se necessário investir em mecanismos disponibilizados pela Contabilidade para obtenção de informações e uma gestão estratégica, para a otimização do potencial que cada empresa possui para maximizar seus lucros.
A Contabilidade Rural é o ramo da contabilidade que estuda o Patrimônio Rural, composto, por exemplo, por Ativos tais como: caixa, cabeças de gado, terra, tratores, Estoques de produtos agrícolas (Insumos, fertilizantes, sementes, etc...), como Passivos, empréstimos bancários, obrigações trabalhistas, Fornecedores, e Patrimônio Líquido ( capital, reservas, entre outros). As empresas rurais apresentam características muito específicas em virtude do seu ramo de fatores como a zonalidade e a especificidade de cada ramo de atividade rural. A exemplo, podemos citar as Empresas que lidam com gado que apresentam um ciclo operacional geralmente maior que um ano. As reservas de contingência nos balanços patrimoniais são mais frequentes, em virtude da vulnerabilidade do setor rural às intempéries da natureza. O exercício social de uma empresa rural é diferente do ano fiscal, pois a produção agropecuária, essencialmente, sazonal, concentrasse em determinado período do ano, que pode ser alguns dias ou meses, geralmente logo após a colheita na agricultura, ou após o nascimento dos bezerros na pecuária, já o ano fiscal abrange o período de doze meses e normalmente é encerrado em 31/12 de cada ano, coincidindo com o ano civil.
Não apenas escriturar os fatos e as transações. Não só apurar tributos e contribuições. Nem, tão somente, elaborar as obrigações acessórias para atender às normatizações dos diversos entes públicos. Mas, sobretudo, GERAR INFORMAÇÕES que possibilitem a análise da verdadeira situação pela qual a empresa passa naquele momento.
Para a TOSTA CONTABILIDADE todos os clientes devem ter em mãos, se não em tempo real, ao menos no menor prazo, TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS para a tomada de decisões, para seu planejamento econômico e financeiro, para correção de rumos.
A GESTÃO CONTÁBIL, além do atendimento a todos os aspectos legais e obrigacionais, apresenta BALANCETES MENSAIS, ÍNDICES QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS e RELATÓRIOS GERENCIAIS E PROPOSITIVOS no prazo máximo de 15 (quinze) dias após a disponibilização dos documentos e informações.
Não são apenas METAS, são OBRIGAÇÕES contratualmente estabelecidas pela TOSTA CONTABILIDADE.
A apuração dos tributos – impostos e taxas – e das contribuições sociais, com a preparação das correspondentes guias de recolhimento e da efetivação de todas as obrigações acessórias, a partir da escrituração dos documentos fiscais que fundamentam todas as transações da empresa caracterizam as ações da GESTÃO TRIBUTÁRIA / FISCAL da TOSTA CONTABILIDADE.
Ao pautar sua atuação na necessidade de gerir INFORMAÇÕES, presta serviços de consultoria fiscal na análise de operações, assim como de seus desdobramentos: no atendimento a fiscalizações de todos os entes públicos, na elaboração de processos de regimes especiais, nas soluções de consultas, assim como nos processos de restituição e compensação de impostos e contribuições.
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, também caracterizada como GESTÃO DE PESSOAS, tem função estratégica e primordial para a sustentabilidade do negócio e o desenvolvimento empresarial.
Além das atividades inerentes às atribuições de DEPARTAMENTO PESSOAL em relação a todos os segurados e contribuintes individuais que prestam serviços à empresa, as ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar da TOSTA CONTABILIDADE visam estabelecer, empreender, propor, acompanhar e controlar inúmeras iniciativas:
A assessoria prestada tem pautado sua ação pela busca de soluções eficientes, geradas em tempo hábil, traduzindo confiança e tranquilidade aos clientes.
Focar no negócio. A segurança de que a regularidade possibilita a inserção e manutenção das informações da empresa no SICAF, participação em licitações e concorrências, investimentos, empréstimos, contratos e arrendamentos mercantis.
Ao transferir para a TOSTA CONTABILIDADE sua GESTÃO PARACONTÁBIL, a empresa tem a possibilidade de atualização permanente de seus documentos constitutivos, alvarás e licenças. Recebe as certidões de regularidade fiscal, legal, tributária e obrigacional periodicamente, ANTES DO SEU VENCIMENTO. Deixa de preocupar-se com questões não inerentes a sua atividade fim, tendo a disponibilização de informações e documentos seguros para implementação de ações garantidoras de sua sustentabilidade e de ampliação de sua rentabilidade.
Não é mister que o nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas em nosso país atingiu patamar que, em diversas situações, chega a inviabilizar os negócios. A cada dia, mais empresas deixam de suportar suas elevadas dívidas fiscais, e nem mesmo os planos de renegociação comumente apresentados pelos entes públicos conseguem diminuir os riscos empresariais.
Os tributos e contribuições caracterizam-se como uma das maiores parcelas dos custos das empresas, acarretando, dessa forma, a real necessidade de redução dos encargos tributários de FORMA LEGAL.
Os profissionais da TOSTA CONTABILIDADE, especializados nos estudos e de formulações de estruturas organizacionais e de negócios desenvolvem essa atividade – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, através de proposições de ELISÃO FISCAL e/ou ECONOMIA LEGAL.
O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO caracteriza-se como um conjunto de procedimentos e medidas juridicamente legais e lícitos para diminuição do pagamento de tributos e contribuições.
As situações de ELISÃO FISCAL são decorrentes diretamente da aplicação de aspectos normativos de leis, decretos e resoluções que permitem ou, até mesmo, induzem à economia de tributos e contribuições ou se caracterizam como incentivos fiscais.
Já a ECONOMIA LEGAL fundamenta-se na opção em configurar os negócios e as atividades empresariais para harmonizá-los com o menor ônus tributário possível, utilizando elementos que a legislação objetivamente não proíbe ou que evidenciam a possibilidade de evitar a ocorrência de fatos geradores específicos de determinados tributos e contribuições.
Poucos empresários e administradores têm efetivo conhecimento da situação fiscal da empresa, dos riscos dos negócios, de atividades e de correntes pressupostos à margem da legislação, fatores determinantes para inviabilizar sua sustentabilidade e para possibilitar a ocorrência de as ações fiscalizatórias dos diversos entes públicos em todos os seus níveis.
Estudos apontam que as empresas perdem em média de 7 a 10% do faturamento global em fraudes. Indicam ainda que praticamente 8% da receita desaparece na vala de ações corriqueiras do dia a dia que podem e devem ser reestruturadas.
Diante deste cenário, a TOSTA CONTABILIDADE criou um grupo especializado na prestação de serviços de AUDITORIA PREVENTIVA, focando em ações preventivas, que identifiquem irregularidades antes que aconteçam e que gerem situações irrecorríveis, ou limitando de forma efetiva e corrigindo aquelas encontradas.
Ao desenvolver habilidades de precaução, nossos profissionais agem antecipadamente, evitando perdas e agregando assim resultados à companhia.
Controle e solicitação de certidão negativa de débito: